Atração fantástica na Torre do Danúbio em Viena

Em inícios de outubro, foi instalado o escorrega mais alto da Europa, a uma altura de 165 m, na Torre do Danúbio, na capital da Áustria.

Um helicóptero levou as peças pré-fabricadas do escorrega até à altura de montagem pretendida no lado exterior da torre, onde os nossos técnicos de montagem – naturalmente, bem seguros – iniciaram o seu trabalho.

A partir de novembro, os visitantes poderão escorregar pelo lado exterior da torre, a norte, desde o andar central até ao nível de observação 15 m mais abaixo, a uma altura de 150 m.

Tal como aconteceu com vários projetos extraordinários anteriores, também este partiu de um trabalho conjunto entre o artista Carsten Höller e a Wiegand.

“Estamos muito satisfeitos por termos conseguido a colaboração do artista de renome internacional Carsten Höller para este projeto excecional. As condições não foram fáceis. Por um lado, porque a Torre do Danúbio é um património protegido e, por outro lado, porque é um caso em que se aplicam os mais elevados padrões em termos de construção e segurança. Por isso, estou extremamente orgulhoso de poder comemorar o iminente 60º aniversário da Torre do Danúbio com esta inovação espetacular. O escorrega promete ser uma experiência única para quem tiver coragem de embarcar nesta aventura a uma altura vertiginosa. Este projeto artístico não só encantará os nossos visitantes nacionais e estrangeiros, como também mudará a linha de horizonte de Viena durante, pelo menos, os próximos três anos”, comenta Hermann Krammer, Diretor Geral da Torre do Danúbio, sobre o projeto artístico.

O projeto da Torre do Danúbio já tem alguma história, pois as primeiras ideias surgiram em 2017.

Basicamente, havia um número relativamente grande de condições, que diziam respeito não apenas ao local exposto e aos requisitos estáticos, como também aos requisitos de proteção contra incêndio e planos de resgate.
Outro ponto importante foi a iluminação do escorrega, que requeria uma autorização especial da mais alta autoridade aeronáutica, sem esquecer a audaz montagem com helicóptero, pois a instalação com recurso a elevadores e andaimes tenderia a ser demasiado complexa, dispendiosa e simplesmente inviável.

Em 2021, o projeto foi interrompido porque ainda faltava a aprovação de diversas autoridades vienenses, o que teve como resultado o armazenamento das peças durante mais de 2 anos no nosso parceiro Algebra. Gostaria, por isso mesmo, de agradecer este apoio a esta empresa.

Por fim, o projeto foi relançado em maio deste ano, tendo como prazo de implementação finais de outubro de 2023.

Gostaríamos de agradecer a todos os profissionais que contribuíram para a implementação deste projeto desafiador e ao mesmo tempo emocionante, em especial à equipa da Heli Austria e aos nossos técnicos de montagem, que certamente desempenharam o maior papel nesta concretização espetacular.

https://www.krone.at/3129386?fbclid=IwAR11XHh5LGT-3AvHRHRamNpFw6ShyJa3GijoVA-wGRCbZlBIRpaVCwre5YQ

https://wien.orf.at/stories/3226709/?fbclid=IwAR0bMjo0jpg-xjUVbuXnaPGtZSjW5fTu5Sh4PdAReQw15Ka66dGYsg51uPs

Update November 16, 2023

https://www.donauturm.at/de/events-news-and-kulinarik/news/adrenalinkick-pur/

Stainless steel spiral slide

© R.Fasching, K.Patzak, A.Stöger

© R.Fasching, K.Patzak, A.Stöger

© R.Fasching, K.Patzak, A.Stöger

Contato

Josef Wiegand GmbH & Co. KG

Landstraße 12
D -36169 Rasdorf

+49 6651-9800
sales@wiegandslide.de

Formulário de contato
Pessoa de contato

Siga-nos nas redes sociais