Wiegand - Notícias

O par perfeito: Arquitetura e Arte

O Centro de Arquitetura Dinamarquês (DAC), no centro de Copenhaga, é exatamente o local certo na Dinamarca quando se trata de responder a questões ligadas à arquitetura, cultura urbana, construção e tudo o mais que lhe esteja associado. O foco está em atrair visitantes mais jovens para que se interessem por essas questões. É com ferramentas que variam de blocos de construção a equipamentos de alta tecnologia que crianças e jovens podem descobrir o arquiteto que há neles. O DAC também oferece aos seus visitantes uma ampla seleção de exposições permanentes e temporárias, eventos e visitas guiadas.

Carsten Höller, o artista alemão e belga com quem já criamos inúmeras obras de arte, como o maior escorrega do mundo no Arcelor Mittal Orbit, em Londres, com uma extensão de 220 m, ou os dois escorregas com escada em espiral inclinada no Aventura Mall em Miami, abordou-nos, mais uma vez, com um novo projeto muito especial: um escorrega no Centro de Arquitetura Dinamarquês.

Primeiro, foram exploradas as condições e as possibilidades locais para se poder planear, em conjunto com Höller, um objeto de arte adequado e ajustado.

O resultado é um escorrega de tubo a formar curvas, de aproximadamente 40 m de comprimento, com cobertura em policarbonato, que pode ser visto desde o fórum de exposições no 4.º andar, a uma altura de 14 m e a serpentear até à loja de design na área de entrada. É fixado com braços de suporte a uma coluna central.

A entrada para o escorrega fica diretamente ao lado de uma escada rolante, logo, não pode passar indiferente. Um semáforo regula os intervalos para o início e os tapetes deslizantes garantem segurança e mais velocidade.

O escorrega foi aberto no dia 8 de junho na presença da família real dinamarquesa.

dac.dk/en/exhibitions/dac-slide/

www.designboom.com/art/carsten-holler-slide-danish-architecture-center-copenhagen-06-11-2020/

Scroll