Wiegand - Arquivo de Notícias

Simplesmente experimentar o futuro

é o lema do programa de estudo e orientação profissional “Hessen-Technikum”, que oferece às jovens a oportunidade de ganhar experiência na área de MINT (matemática, informática, ciências naturais, tecnologia) ao combinar o estudo experimental na Universidade de Fulda e um estágio de três meses em duas empresas, respetivamente, e, assim, obter uma visão ao vivo da vida profissional do dia-a-dia.

Em outubro do ano passado, uma jovem aproveitou novamente a oportunidade de fazer um estágio de três meses na nossa empresa para obter uma ideia do potencial rumo da sua futura carreira. Teve como sua mentora a Sr.a Jahn durante todo o período.

A “técnica” iniciou o estágio no nosso segmento de construção. Outro funcionário juntou-se à equipa como “supervisor especialista”. Nos primeiros dias, a Sr.a Petter adquiriu conhecimentos sobre o programa CAD “Creo Parametric”, além de ter feito exercícios práticos no PC. No entanto, não demorou muito até que se lhe pudesse confiar a criação de desenhos “relevantes para empresa”.
“Além do conteúdo gráfico e construtivo, também pude aprender muito sobre como lidar com computadores e, acima de tudo, como designar e armazenar ficheiros de acordo com um sistema uniformizado. Isso, com certeza, irá ajudar-me muito no meu dia-a-dia. Confiaram em mim, talvez até mais do que eu própria teria confiado. Por outro lado, no entanto, não me sobrecarregaram. Fui levada ao meu limite no bom sentido”, disse a técnica sobre o seu trabalho no segmento da construção.
Em seguida, o trabalho foi executado em diferentes oficinas. “Pude conhecer o «outro lado» da construção e entender por que etapas uma ideia passa até o produto estar acabado e, assim, adquirir muitas aptidões no processo. Foi assim que aprendi a utilizar o berbequim e várias ferramentas manuais, tais como paquímetros, limas, punções e cortadores de rosca. Também trabalhei com diversos materiais, principalmente com alumínio, aço inoxidável e aço preto.”
Tarefas como o corte de chapas com guilhotina ou a sua rebarbação com rebarbadora, bem como a produção de perfis H e trilhos U também fizeram parte das minhas tarefas de trabalho.
“Consegui realizar todas as tarefas que tinha de dominar com um certo grau de independência, adquirindo, assim, muitos conhecimentos a nível de experiência prática. Colocaram uma grande confiança em mim, mas nunca senti que fui deixada sozinha, porque quando tinha alguma dúvida, podia esclarecê-la a qualquer momento”, afirma a Sr.a Petter ao fazer uma avaliação do seu estágio connosco.

A Sr.a Jahn, mentora responsável na empresa, concluiu ela própria um curso na área de MINT.
“Estou feliz por inspirar outras jovens desta forma. Gostaria de motivar principalmente mulheres jovens que estão a pensar em seguir uma profissão técnica/curso de graduação. A formação técnica oferece uma ampla gama de opções para uma carreira posterior. Só connosco é possível ver que diferentes áreas um curso técnico pode abranger – engenharia mecânica, construção, engenharia eletrotécnica e muito mais. Na área técnica, é preciso continuar sempre a obter formação, o que garante constante variedade. Na nossa empresa, em particular, há sempre novas tarefas a dominar, o que significa que todos os dias são fascinantes e que uma pessoa simplesmente tira prazer do trabalho. Também sou de opinião que homens e mulheres trabalham de acordo com abordagens diferentes e que a combinação de ambas proporciona um resultado ideal. O meu trabalho como mentora no “Hessen-Technikum” é criar um cronograma coordenado para a técnica e estar ao seu lado como pessoa de contacto principal. Acho que o “Hessen-Technikum” é uma boa oportunidade para as jovens experimentarem profissões na área de MINT sem terem de iniciar um curso de estudos imediatamente após terminarem o ensino secundário ou terem obtido um certificado de uma escola profissional, curso este que seria, eventualmente, novamente interrompido. Afinal, nem todos sabem ao certo se o curso de estudos que desejam e as possíveis atividades posteriores são realmente aquilo que uma pessoa imagina que será o seu futuro”, diz a Sr.a Jahn.

Caso se interesse por tecnologia e considere as ciências naturais igualmente emocionantes, e ainda não saiba que caminho quer seguir, informe-se em www.hessen-technikum.de

Scroll