Sobre nós

A empresa Wiegand é uma empresa familiar média com sede em Rasdorf, no Estado Federado de Hesse.
Desde a fundação da empresa em 1963 que Josef Wiegand se ocupava da empresa de corpo e alma sob o lema “Esquiar e andar de trenó é bom”. Ele investiu as receitas do primeiro teleférico de cadeiras para esquiadores em mais teleféricos, que construiu frequentemente com trabalho aturado e esforço com meios e pessoal local.
Mas também ele teve contratempos; com a falta de invernos sofreu grandes perdas de receitas. Mostrou-se aqui o seu empenho e o seu know-how e a capacidade de tomar decisões previdentes e corajosas.
Da crise existencial da empresa ocorreu-lhe a ideia inovadora de desenvolver uma utilização de verão para os teleféricos. Isto foi a hora do nascimento das pistas de trenós de verão.
Depois de muitas experiências num trajeto de teste surgiu no cume de água do rio Rhön no ano de 1975 a primeira pista de trenós de verão, a saber então ainda de forma bastante primitiva. Nessa altura os trenós ainda eram colocados ao colo dos clientes no trajeto de subida – hoje em dia tal representaria uma solução que talvez não agradasse a todos os clientes. Em 1977 foi vendida a primeira pista para a Suíça para o Lago de Zurique. Foi deste modo dado o primeiro passo para a produção e a venda de pistas de trenós de verão.


Com o registo da patente da pista de trenós de verão nos anos 1970 Josef Wiegand criou uma base perspicaz e sólida para o sucesso na sua carreira de empresário. Ao registo da patente seguem-se outras ideias criativas e inovações, que influenciaram decisivamente o balanço de sucesso da empresa.
Josef Wiegand investiu muito tempo e energia em viagens de trabalho para além fronteiras, para apresentar as suas pistas de trenós de verão e interessar compradores potenciais. Muitos contactos de negócios tornaram-se amizades e até hoje as variadas relações da empresa Wiegand são marcadas por responsabilidade social.
Com mais de 50 anos de atividade empresarial Josef Wiegand fez da empresa de um representante comercial constituída por uma só pessoa primeiramente a Empresa de teleféricos de esqui Josef Wiegand. A esta empresa seguiram-se a Josef Wiegand GmbH e outras empresas. Com a construção de pistas para trenós de verão a empresa tornou-se líder do mercado mundial e granjeou prestígio em todo o mundo.

Da Empresa de teleféricos de esqui de então emergiu uma rede de 10 empresas. Para além das pistas de trenós de verão foram estabelecidos outros produtos no mercado, assim, por exemplo, os escorregas de água: Estes e outras atrações do ramo em molhado são oferecidos exclusivamente pelo nosso parceiro, a wiegand.maelzergmbh.

O número de colaboradores do nosso grupo empresarial cresceu nos últimos anos mundialmente para mais de 450. A maior parte deles trabalha na produção. Uma vez que também a montagem das instalações é a cargo da própria empresa Wiegand, mais de 40 montadores estão encarregados da montagem correta em todo o mundo tanto de pistas de trenós de verão como de escorregas a seco e em molhado. Para também no futuro nos encontrarmos à altura das tarefas que se nos apresentam, a empresa forma pessoal, empregando a firma Josef Wiegand GmbH & Co.KG no total 30 aprendizes na administração e no ramo comercial.

Juntamente com o filho Hendrik Josef Wiegand geriu até ao início do ano 2014 a empresa. A 13 de fevereiro de 2014 faleceu com 80 anos após uma curta mas grave doença.

Ele deixa uma grande lacuna.

Mantê-lo-emos na memória como um homem admirável e um empresário exemplar.

Sucinta e compactamente:
Há em todo o mundo

  • mais de 450 instalações e milhares de escorregas para crianças e escorregas em molhado
  • em 16 países existem empresas filiadas ou representantes do grupo de empresas
  • em 45 países há produtos Wiegand
  • são mais de 450 os colaboradores de empresas do grupo Wieland
Hendrik Wiegand
Josef Wiegand
Scroll